Quem Somos


O instituto Joinvillense de Assistência aos Surdos, também designada pela sigla I.J.A.S.,é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, Sem distinção de nacionalidade, sexo, credo político ou religioso, raça ou cor ou quaisquer outras formas de discriminação, prestando serviços permanentes e observando os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e da eficiência, de caráter filantrópico, com autonomia administrativa e financeira e que se regera por este estatuto e pelas normas legais pertinente.


Alfabetização do surdo e surdo cegos, com a preocupação de atualizarmos os métodos de ensino no sentido de garantir e facilitar a proficiência da língua portuguesa através de libras. A Instituição oferece cursos de libras gratuitamente para toda comunidade, como também acompanha e orienta o indivíduo no sentido de prepará-lo para o mercado de trabalho, proporcionando treinamento profissionalizante e geração de emprego para a comunidade.

O trabalho em pesquisas, no sentido de criar uma nova metodologia de ensino para alfabetização de surdos e surdos cegos é um dos desafios da I.J.A.S, assim como formar instrutores para o curso de libras e interpretes de libras.


O I.J.A.S tem como visão formar parcerias junto aos demais recursos da comunidade, trabalhando conjuntamente na defesa dos interesses das pessoas com necessidades especiais. Elaborar e desenvolver projetos, programas e eventos comunitários, beneficentes, artístico-cultural e esportivo, todos de alcance social junto à comunidade.

Agir com prevenção de repetência e desistência através de reforço escolar, o oferecimento de complementação alimentar para surdos, surdos cegos e seus familiares carentes da comunidade. A orientação e atendimento médico, psicológico e odontológico com profissionais da área são vitais para o bem estar de todos, não menos importante, a promoção da ética, da paz, da assistência social, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.


Estimular e apoiar todas as iniciativas de produção audiovisual e musical de caráter cultural e esportivo de entretenimento, assim como de documentários e comerciais que sejam de interesse da comunidade. Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico e incentivo a formação de lideres na comunidade, despertando a consciência critica da realidade. Os estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ás atividades mencionadas no referido documento.

Para cumprir seu propósito a entidade atuará por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

A fim de cumprir suas finalidades, a Instituição se organizará em tantas unidades de prestação de serviços, quantas se fizerem necessárias, as quais se regerão pelas disposições estatutárias.

INSTITUTO JOINVILENSE DE ASSISTÊNCIA AOS SURDOS
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/OSCIP
Rua Júlia Teixeira Delmonengo, 120 - João Costa - Joinville/SC
E-mail: i.j.a.s@hotmail.com - Telefones: (47) 9948-9918 / 4101-6322